Palestrantes Convidados

  • Alexandre Nepomuceno

    Alexandre Nepomuceno é Doutor em Molecular Biology and Plant Physiology pela Universidade do Arkansas e PhD pela Japan International Research Center for Agricultural Sciences - JIRCAS, do Japão.

    Desde 1990 é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA). É Membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biologia Sintética (INCT-BioSyn) e, desde abril 2018, representa o Brasil nas reuniões da OECD nos grupos de discussão Safety of Novel Foods and Feeds (WG-SNFF) e Harmonisation of Regulatory Oversight in Biotechnology (WG-HROB).

    Atualmente é o Chefe-Geral do Centro Nacional de Pesquisa de Soja (Embrapa Soja). Tem experiência na área de Fisiologia Vegetal, Biologia Molecular, Engenharia Genética e Edição de Genomas (sistemas CRISPR), Tolerância à Seca, obtenção e caracterização de Plantas Geneticamente Modificadas e Biossegurança de OGMs.

  • Amyr Klink

    Amyr Khan Klink soma em seu currículo mais de 2500 palestras proferidas no Brasil e exterior. Nas palestras relata suas experiências em viagens que realiza desde 1978, quando ainda muito jovem, fez sua primeira viagem internacional, de moto, de São Paulo até o Chile.

    Em 1984 fez a inédita travessia solitária a remo do Oceano Atlântico Sul. A jornada de 3.700 milhas percorridas ao longo de 100 dias, quando cruzou a remo o Atlântico entre a Namíbia e a Bahia, foi retratada no best seller Cem Dias entre Céu e Mar.

    Em 1986 realizou a primeira de suas mais de 30 viagens à Antártica. A bordo do veleiro que construiu, o Paratii, em 1989 estreia como velejador em uma viagem solitária que duraria 642 dias, passando sete meses e meio propositalmente imóvel em uma invernagem na Antártica. De lá seguiu para o Ártico e retornou ao Brasil após percorrer, numa única viagem, 27 mil milhas. Amyr descreve a viagem no livro Paratii Entre Dois Polos.

    Em 1998 Amyr realiza uma nova viagem inédita: uma volta ao mundo solitária ao redor do continente antártico. A viagem sem escalas, quando cruzou todos os meridianos da Terra abaixo da latitude 60º Sul, durou 79 dias. Sua experiência está relatada no livro Mar sem Fim.

    Em 2002 conclui a construção do Paratii 2, o mais moderno veleiro já construído no Brasil e, entre dezembro de 2003 e fevereiro de 2004, refaz a circum-navegação polar, dessa vez com cinco tripulantes. A viagem durou 76 dias sem escalas, quando navegou 13,3 mil milhas e está descrita em seu livro Linha D’Água – Entre Estaleiros e Homens do Mar, lançado em 2006.

    Em 2016 lança ao livro Não há tempo a perder, relato de vida em depoimento à Isa Pessoa.

    Em 2019 colaborou com a obra “Capotar é Preciso” do professor Armando Oliveira. O livro apresenta os principais conceitos de gerenciamento de projetos a partir de três grandes expedições de Amyr Klink.

    No final de 2019, após 30 anos da Invernagem Antártica em solitário, Amyr retornou a península com uma tripulação de amigos, a bordo do mesmo barco – O Paratii - para comemorar a data e rever os locais por onde passou.

  • Ana Laura Pereira Amato

    Graduação em Agronomia – Universidad de la República (2002). Pós- graduação: Mestrado (2006) e Doutorado (2011) em Ciencia e Tecnología de sementes pela Universidade Federal de Pelotas.

    Desde 2007 até a atualidade pesquisadora e responsável da Unidade de Sementes do Instituto Nacional de Investigación Agropecuaria (INIA) de Treinta y Tres. Responsável da produção de semente básica e linhagens promissoras de arroz e de espécies forrageiras. Pesquisas em produção e tecnologia de sementes. Experiencia na área agronómica com ênfase em produção de sementes, análises de laboratório, manejo e gestão de UBS. Vinculação com empresas sementeiras, empresas arrozeiras, institutos de pesquisa, universidades e outros. Realização de palestras a produtores, atividades de extensão. Docência em cursos relacionados a produção de sementes de arroz e forrageiras em nível nacional e internacional e responsável do curso de Pós-graduação em produção de sementes da Facultade de Agronomia da Universidade da República no Uruguay.

  • Carlos Ernesto Augustin

    Engenheiro Agrônomo. CEO - Proprietário da Petrovina Sementes Ltda.

    Vice-Presidente da Aprosmat - Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso.

  • Fátima Zorato

    Mestre em Agronomia e Doutora em Ciência e Tecnologia de Sementes. Também possui especialização em Docência no Ensino Superior e MBA em Liderança e Gestão Organizacional pela Franklin Covey.

    É o principal nome no ensino sobre fitopatologia e tecnologia de sementes dentro do agronegócio brasileiro. Já atuou na APASEM, Embrapa Soja, Aprosmat, entre outros. Também é colunista na Revista Seednews e colaboradora do Boletim da Fundação MT.

  • Francisco Milagres

    Consultor em inovação, tecnologia e estratégia em organizações globais e startups, com formação em Computação pela Universidade de São Paulo (USP), MBA Executivo em Finanças pelo Ibmec Business School e extensões pela Kellogg School of Management (Chicago), Singularity University (Vale do Silício) e Fundação Dom Cabral (FDC).

    Francisco é também palestrante, investidor anjo e conselheiro de empresas, além de ter sido um dos sócios responsáveis pela concepção e realização do primeiro evento oficial da Singularity University no Brasil.

  • Geri Eduardo Meneghello

    Engenheiro agrônomo, Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes. Autor de diversos livros e artigos científicos relacionados ao tema Sementes.

  • Giovani Stefani Faé

    Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Ciências pela Ohio State University e PhD em Agronomia pela Pennsylvania State University.

    Hoje, atua como Chefe Adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Trigo, unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

  • Jairo João Carbonari

    Formado em Engenharia Agronômica na Universidade Federal de Pelotas. Mestrado e Doutorado em Entomologia na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP). Atuou na Extensão Rural (Emater/RS) no período de 1998 a 2002.

    Atualmente é Auditor Fiscal Federal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA, no cargo de chefe da Divisão de Defesa Agropecuária no RS, desenvolve atividades de Defesa Sanitária Vegetal com ênfase na Certificação Fitossanitária Internacional, na importação e exportação de Vegetais e seus Produtos, conforme CIPV/FAO e de acordo SPS/OMC. Em 2005 coordenou o Serviço de Vigilância Agropecuária do MAPA-RS. Em 2006 concluiu MBA de Marketing em Agribusiness no Instituto Universal de Marketing em Agribusiness (IUMA). Acompanhou e coordenou diversas missões técnicas internacionais de caráter oficial e representou o MAPA em grupos de trabalho no âmbito do Comitê de Sanidade Vegetal do Cone Sul - COSAVE.

  • Jean Carlos Cirino

    Diretor Executivo da APASSUL. Engenheiro Agrônomo pela UPF e Mestre em Sementes pela UFPEL.

  • Jefferson Aroni

    Diretor Executivo, na Associação dos Produtores de Sementes do Mato Grosso – Aprosmat.

    MBA – Controller – UESP União de Escolas Superiores Sobral Pinto.
    MBA – Marketing e Estratégias de Vendas – IBG Instituto Business Group.
    MBA – Gestão Estratégica a Distância – Esalq/USP.
    FAL – Formação Avança de Líderes – Grupo Valure FDC.
    Curso de Conselheiro de Administração - IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

  • José Luiz Tejon Megido

    Doutor em Educação pela Universidad de La Empresa/Uruguai, Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie, Jornalista, Publicitário. Especializações em Harvard, Pace University e MIT – USA e Insead – França.

    Coordenador Acadêmico do Master Science Food & Agribusiness Management da Audencia Business School em Nantes/França, Coordenador do Agribusiness Center da FECAP em São Paulo/Brasil, professor convidado da FGV in Company, FIA/USP e INSPER. Comentarista de agronegócio da Radio Eldorado e Band Terra Viva. Articulista do Estadão Agro on-line, dentre outras mídias. Autor e coautor de 35 livros.

  • Lilian M. Tunes

    Pós Doutora em Gestão e Controle da Qualidade em Sementes e Professora Associada na UFPel.

    • Pesquisadora 1D do CNPQ.
    • Responsável pelo Laboratório Didático de controle de qualidade.
    • Coordenadora do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes da UFPel.

  • Mara Grohs

    Pesquisadora do IRGA. Engenheira Agrônoma, formada pela UFSM. Mestre e Doutora pela mesma universidade, com parte do doutoramento na Arkansas State University.

    De 2014 até o momento, trabalha no IRGA, coordenando a Estação Regional de Pesquisa do IRGA, unidade Cachoeira do Sul. Atualmente desenvolve pesquisas voltados ao Manejo e tratos culturais na cultura do arroz irrigado e soja, e também na sustentabilidade ambiental, através do estudo dos gases do efeito estufa e na qualidade da água no ambiente de terras baixas.

  • Marco Antônio Nogueira

    Graduado em Agronomia pela Unesp Jaboticabal, mestre e doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Esalq-USP, em programa "sanduíche" pela Universidade de Tübingen, Alemanha, e cientista visitante na Universidade Estadual da Carolina do Norte, Estados Unidos.

    É pesquisador da Embrapa Soja e atual secretário executivo do Comitê Gestor do Portfólio de Insumos Biológicos da Embrapa. Orienta pelos Programas de Pós-Graduação em Microbiologia e Agronomia da Universidade Estadual de Londrina. Suas principais linhas de pesquisa são: bioindicadores de qualidade de solo, fixação biológica de nitrogênio e tolerância à seca. 

  • Rafael Friedrich de Lima

    Eng. agrônomo, com mestrado em fitotecnica, servidor público, Fiscal Estadual Agropecuário há 8 anos.

    Chefe da Divisão de Insumos e Serviços e Agropecuários (divisão responsável pela fiscalização de comércio de sementes e de agrotóxicos no RS).

  • Renato Fontaneli

    Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1982), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e doutorado em Agronomy - University of Florida (1999).

    Atualmente é professor titular (desde 2000) da Universidade de Passo Fundo, professor adjunto (1987) e titular (2000) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, membro eleito do comitê técnico cnptrigo da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária e pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Pastagem e Forragicultura, atuando principalmente nos seguintes temas: integração lavoura-pecuária, conservação de forragem, aveia preta, integração lavoura-pecuára e cereais de duplo-propósito.

  • Ricardo Augusto Felicetti

    Engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi extensionista rural da Emater durante 4 anos nos municípios de Dom Feliciano e Viamão, e desde 2015 é Fiscal Estadual Agropecuário da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado do Rio Grande do Sul.

    Atuou na Divisão de Defesa Sanitária Vegetal conduzindo trabalhos de vigilância e certificação fitossanitária, promovendo o manejo oficial e a prevenção a pragas regulamentadas. Atualmente exerce o cargo de Diretor do Departamento de Defesa Vegetal que engloba além da defesa sanitária vegetal, a inspeção de produtos de origem vegetal e questões atinentes ao comércio e uso de agrotóxicos e sementes e mudas, bem como a inspeção de produtos de origem vegetal.

  • Virgínia Arantes Ferreira Carpi

    Auditora Fiscal Federal Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, desde 2008; Atual Coordenadora-Geral de Sementes e Mudas - CGSM, do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas, da Secretaria de Defesa Agropecuária do MAPA, desde 2016.

    Engenheira Agrônoma, graduada pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP; Mestre em Agronomia, na linha de pesquisa de Tecnologia de Sementes, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ/USP; Especialização em Tecnologia de Sementes, pela Universidade Federal de Pelotas - UFPEL.

Garanta sua Participação

Faça parte do maior evento do setor sementeiro do Rio Grande do Sul. Garanta sua participação agora mesmo. São 3 dias de acesso à palestrantes renomados, grandes debates e feira tecnológica.

Associados da Apassul terão desconto exclusivo!

   
REALIZAÇÃO
APASSUL
PATROCÍNIO MASTER
Enlist / Corteva Plataforma INTACTA2 Xtend® / Bayer
PATROCÍNIO OURO
Basf Grupo CATA Pack Bag
PATROCÍNIO PRATA
Rafitec / Propex Seedcare / Syngenta
ORGANIZAÇÃO